segunda-feira, 16 de agosto de 2010

pós-apartheid



Após o fim do apartheid, o novo regime aplicou diversas ações afirmativas visando beneficiar as vítimas do regime discriminatório. Porém o novo regime acabou por segregar os sul-africanos de origem chinesa que viviam no país desde o inicio do século e que também sofreram os efeitos discriminatórios do apartheid, mesmo que em menor escala. Somente em 2008, após a Associação Chinesa da Africa do Sul entrar com uma ação na Suprema Corte Sul-Africana que os sul-africanos de origem chinesa passaram a ser definidos como "novos negros", se tornando então também elegíveis para os benefícios de compensação concedidos às vítimas do apartheid.  A definição dos sul-africanos de origem chinesa como "novos negros" só irá beneficiar aqueles que já possuíam a cidadania sul-africana antes de 1994, excluindo os imigrantes pós-apartheid, o que deve beneficiar cerca de 15.000 dos atuais 300.000 chineses sul-africanos.
A não inclusão dos sul-africanos de origem chinesa nos benefícios às vítimas do apartheid se deve à confusão entre os imigrantes taiwaneses que, beneficiados pela relação amistosa de Taiwan com o regime do apartheid, foram considerados brancos honorários, ao contrário dos chineses oriundos da China continental, descendentes dos trabalhadores das minas de ouro, cuja imigração foi proibida pelo Ato de Exclusão dos Chineses de 1904, que foram vítimas da segregação ao serem classificados como "pessoas de cor" pelo antigo sistema. Acredita-se que os inúmeros investimentos chineses e o interesse no crescente poderio econômico chinês por parte do governo sul-africano tenham contribuído para sanar esta última injustiça do apartheid.

11 comentários:

  1. é isso ai, eu concordo plenamente. Ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  2. NASSA, alok.
    amei :]
    Inteligencia e tendencia, tah pensando o que? q
    Aprendi pacas, serio véi :]

    ResponderExcluir
  3. nossa muito interessante, texto completo sobre o apartheid. muitas curiosidades que eu nem imaginava *-* Parabéns as criadoras d blog. muito construtivo.

    ResponderExcluir
  4. pessoa inteligente é outra coisa, enfim.

    ResponderExcluir
  5. cara, muito bom msm ! aprendi tudo do apartheid!
    hehe'
    vlw chica, rafa e biris !!
    :D

    ResponderExcluir